FAQ

O que é FAQ?

FAQ é um acrónimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas freqüentes. Um FAQ, quando usado num contexto pluralista, significa uma compilação de perguntas frequentes acerca de determinado tema. Quando usado num contexto singular, um FAQ será uma dessas perguntas frequentes.

O nome nasceu, provavelmente, na Usenet, numa tentativa de reduzir o número de perguntas semelhantes repetidamente colocadas. A FAQ é, geralmente, publicitada com destaque, para que esta medida tenha efeito. Como tal, é considerado indelicado afixar perguntas já respondidas na FAQ, já que demonstra, acima de tudo, que quem coloca a questão não se deu sequer ao trabalho de procurar as respostas.

Por que devo executar minha obra com metálica ao invés de pré-moldado?
O aço é um material homogêneo, com características bem definidas, resistente tanto à tração quanto a compressão. Como se trata de um material isotrópico, suas propriedades podem ser controladas independente da dosagem de seus componentes.

Qual material permite uma melhor otimização do projeto?
O aço possui características estruturais mais confiáveis do que as do concreto, em função de uma grande proximidade entre as tensões calculadas e as que ocorrem na prática, e da maior confiabilidade estrutural, exige fatores de segurança menos rigorosos por se tratar de estruturas em metálica.

O que diferencia a estrutura metálica da estrutura pré-moldada em termos de versatilidade?
O aço possibilita inúmeras soluções estruturais e estéticas, nas mais diversas aplicações como balanços, vãos, colunas inclinadas, formas curvas, estruturas especiais, entre outras. Aço: segurança, economia, beleza, durabilidade, rapidez e versatilidade.

O que é necessário ser feito para reduzir custos na fundação da obra?
Quando a opção é pela aplicação de estruturas metálicas, pelo fato de serem muito mais leves do que o concreto, consequentemente exigem cargas proporcionalmente muito menores, resultando em fundações mais econômicas.

Com o pré-moldado as peças já chegam praticamente prontas. Por que aplicar à metálica?
As estruturas metálicas se prestam naturalmente a serem pré-fabricadas. O aço, mais do que qualquer outro material, adapta-se à industrialização e admite processos mais racionais de fabricação, em função de um controle mais apurado onde são aplicados. Computadores que controlam a manipulação, o corte, a furação, a montagem, a limpeza e a pintura das peças estruturais.

Nossa necessidade é de termos a maior área útil possível em nosso projeto. Qual material devemos utilizar?
Em relação ao concreto, inevitavelmente o aço oferece uma maior resistência mecânica que, por sua vez, otimizam a área útil construída. Desta forma, tornam-se possíveis vãos livres maiores, colunas de menores dimensões e, em menor número, vigas em menores alturas e pesos para o mesmo vão, se comparadas ao pré-moldado.

Nosso projeto foi concebido com um cronograma para utilização do imóvel extremamente apertado. A aplicação de estrutura metálica pode oferecer agilidade para conclusão do projeto?
A opção pela estrutura metálica permite uma importante aproximação entre o cronograma previsto e o realizado, pois são compostas em sua maioria de elementos pré-fabricados. Sua montagem é executada com grande agilidade tendo, como principal efeito, entregas muito mais dentro dos prazos programados e consequente redução nos custos. A previsão para o nosso projeto é de que haja um grande número de fornecedores e empreiteiros na obra. Para efeito de movimentação de pessoal e material, qual o nível de organização e movimentação das estruturas metálicas no canteiro de obras e seu impacto nos custos indiretos. A redução de custo se torna evidente na acentuada queda no consumo de energia elétrica e água, ao mesmo tempo que são evitados os custos com a movimentação de material inerte e entulho. E, por não necessitarem de formas, escoramentos e concretagem permitem um importante nível de organização no canteiro de obras.

Quais os critérios a seguir, além da engenharia financeira, na hora de decidir qual o fornecedor de estruturas metálicas?
Mais do que ter um preço competitivo, são importantes as referências de mercado quanto ao detalhamento, industrialização, execução, montagem e entrega da obra, além de um portfólio de execuções de projetos que justifique, de forma cabal, a referência e a forma de trabalho da empresa.

“Antes de fechar qualquer projeto nos consulte. Teremos total satisfação em atendê-los e orientá-los dentro das suas necessidades de projeto”.